Declaração de Fé no Islão - Parte I

اشهد ان لا اله الا الله و اشهد انّ محمّد رسول الله

Eu sou testemunha que não há deus senão Deus.
Eu sou testemunha que Maomé é o Mensageiro de Deus.

O Shahadah ou Shahadatain (afirmação/testemunho) é a declaração de fé dos Muçulmanos no carácter único de Deus e na aceitação do Profeta Maomé (que a paz esteja com Ele) enquanto Mensageiro de Deus. Esta declaração de fé é o primeiro dos "pilares" do islão e é essencial na vida espiritual dos Muçulmanos.

O Shahadah não é uma mera afirmação da existência de Deus, mas o reconhecimento de que Deus é a única e verdadeira realidade. A afirmação da unidade de Deus faz-se pelo testemunho da verdade nas profundezas do nosso ser e no santuário do nosso coração. Os profetas são as almas puras que, pela revelação, são testemunho da Verdade e se tornam o canal que permite a ligação à Palavra de Deus, revelando a Sua Mensagem e a Sua Palavra aos humanos.

O Corão Sagrado refere:

قُلْ إِنَّمَا أَنَا بَشَرٌ مِّثْلُكُمْ يُوحَى إِلَيَّ أَنَّمَا إِلَهُكُمْ إِلَهٌ وَاحِدٌ فَمَن كَانَ يَرْجُو لِقَاء رَبِّهِ فَلْيَعْمَلْ عَمَلًا صَالِحًا وَلَا يُشْرِكْ بِعِبَادَةِ رَبِّهِ أَحَدًا

Diz: "Sou apenas um homem como vós, (mas) a inspiração foi-me revelada, que o teu Alá é um Alá. Quem esperar encontrar o seu Senhor que trabalhe com justiça e, na adoração ao seu Senhor, ninguém lhe seja igual (18:110).

وَلَقَدْ خَلَقْنَا الْإِنسَانَ وَنَعْلَمُ مَا تُوَسْوِسُ بِهِ نَفْسُهُ وَنَحْنُ أَقْرَبُ إِلَيْهِ مِنْ حَبْلِ الْوَرِيدِ

Fomos Nós que Criámos o homen e Sabemos das sugestões vis que lhe vêm da sua alma: pois Estamos mais próximos dele que a (sua) veia jugular (50:16).

Esta ordem para o seguir não foi apenas para as pessoas do seu tempo. É para todas as pessoas, em todos os tempos.

مُّحَمَّدٌ رَّسُولُ اللَّهِ

Maomé é o Mensageiro de Deus (48:29).

وَاتَّبِعُوهُ لَعَلَّكُمْ تَهْتَدُونَ

Segue-o para que possas ser orientado (7:158).

يَا أَيُّهَا النَّاسُ قَدْ جَاءكُمُ الرَّسُولُ بِالْحَقِّ مِن رَّبِّكُمْ فَآمِنُواْ خَيْرًا لَّكُمْ وَإِن تَكْفُرُواْ فَإِنَّ لِلَّهِ مَا فِي السَّمَاوَاتِ وَالأَرْضِ وَكَانَ اللّهُ عَلِيمًا حَكِيمًا.

Ó Humanidade! O Mensageiro veio até ti com a verdade de Deus, acredita nele: É o melhor para ti. Mas se rejeitares a Fé, a Deus pertence tudo o que existe nos céus e na terra: E Deus é Omnisciente, Todo-Sapiente. (4:170)

Deus diz-nos repetidamente, em numerosos versos, que Ele enviou profetas em todas as épocas para guiar as pessoas até Ele, nomeando muitos dos profetas que Enviou no passado e especificando que o Profeta Maomé (que a paz esteja com ele) também é Seu Profeta. A profecia teve início em Abraão e prolongou-se nas gerações que lhe sucederam, terminando com o Profeta Maomé, o Selo dos Profetas.

إِنَّا أَوْحَيْنَا إِلَيْكَ كَمَا أَوْحَيْنَا إِلَى نُوحٍ وَالنَّبِيِّينَ مِن بَعْدِهِ وَأَوْحَيْنَا إِلَى إِبْرَاهِيمَ وَإِسْمَاعِيلَ وَإْسْحَقَ وَيَعْقُوبَ وَالأَسْبَاطِ وَعِيسَى وَأَيُّوبَ وَيُونُسَ وَهَارُونَ وَسُلَيْمَانَ وَآتَيْنَا دَاوُودَ زَبُورًا

Enviámos-te a inspiração, tal como o fizemos com Noé e com os Mensageiros que lhe sucederam: Enviámos a inspiração a Abraão, Ismael, Isaac, Jacob e às Tribos, a Jesus, Jonas, Aarão e Salomão e a David demos os Salmos. (4:163)

مَّا كَانَ مُحَمَّدٌ أَبَا أَحَدٍ مِّن رِّجَالِكُمْ وَلَكِن رَّسُولَ اللَّهِ وَخَاتَمَ النَّبِيِّينَ وَكَانَ اللَّهُ بِكُلِّ شَيْءٍ عَلِيمًا

Maomé não é o pai de nenhum dos teus homens, mas é o Apóstolo de Deus e o selo de todos os profetas. (33:40)

Bitte aktualisieren Sie Ihren Flash Player!