Princípios do Islão
Princípios Primários e Secundários

A mensagem do Islão é apresentada nos cinco princípios primários da religião (Usool-ud Din /Osool-e Din)

  • União de Deus (Tawheed)

  • Profecia de Maomé (Nabovvat/ Nubuwwah)

  • Ressurreição (Ma’ad)

  • Equilíbrio e Justiça (Adl)

  • Orientação Espiritual (Imamat /Imamah)

Os cinco princípios primários da religião assentam na disciplina e esforço. Após ter consciência dos princípios sagrados do Islão, estes são seguidos de princípios secundários da religião (Furoo-ed Din/ Foroo-e Din), em que o que foi consciencializado será praticado.

  • "Reza" --- efectuar as cinco rezas diárias
  • "Jejum" --- jejum durante o mês do Ramadão
  • "Um quinto" --- dar um quinto dos recursos por uma boa causa
  • "Purificação" --- do próprio, feitos e bens (dando aos pobres)
  • "Peregrinação" --- fazer a peregrinação
  • "Empenho" --- Empenho para atingir a consciencialização
  • Ordenar o conhecimento, Impedir a ignorância

Os sufistas falaram dos três significados dos ensinamentos do Islão. Hazrat Jalaleddin Ali Mir Abolfazl Angha, ao referir-se a um ditado de Sheikh Najmeddin Kobra, disse:

"O Sufismo consiste em três etapas: shari’at (tradição), tarighat (caminho do coração) e haghighat (estado do coração). Shari’at é como um barco, tarighat é como o mar e haghighat é como o tesouro, por isso, quem desejar o tesouro, tem de embarcar, navegar pelo mar e atingir o tesouro. Quem desobedecer a esta ordem, não atinge a primeira obrigação do Salek (o que procura a verdade) que é o shari’at. Shari’at é aderir ao que Deus e o Seu Profeta (pbuh) e os seus seguidores designaram como purificação, jejum, caridade, peregrinação, abstenção de vícios e outros deveres, conforme ordenado ou proibido, de acordo com a verdade saliente deles e tarighat assenta na purificação e em tudo o que o aproximar do seu Senhor, como renunciar aos estatutos e satisfação. Mas haghighat é atingir o objectivo e testemunhar a Luz Divina."1

"Amir-al-Mo’menin Ali (pbuh) disse: "Shari’at é servi-Lo com certeza; Tarighat é a presença Nele com certeza e haghighat é testemunhá-Lo com certeza." A palavra Salat (reza) significa literalmente "chamar" e fazê-la é procurar estar mais perto de Deus. O Imã Ja’far Sadegh (pbuh) disse que Salat (reza) inclui estes três significados: Servidão e shari’at, Aproximação é tarighat e União é haghighat."

Na verdade, todos os princípios têm estes três significados. Por exemplo, o jejum no shari’at é a abstenção de comida e bebida e o jejum no tarighat é a abstenção das ilusões da mente e devoção completa ao amor do Senhor. Peregrinação no shari’at é visitar a Casa de Alá, no tarighat é testemunhar a Presença de Alá e no haghighat, a peregrinação é a aniquilação absoluta em Alá.

"Quando o Salek (o que procura a verdade) tiver aderido por completo ao que foi dito anteriormente, atingirá o seu posto no topo da devoção e servidão, as suas palavras e acções serão reforçadas pela Luz Divina e ele será abençoado. Tal como o Todo-Poderoso prometeu"

"Deus é o protector dos que têm fé; Das profundezas da escuridão, Ele guiá-los-á para a Luz" Alcorão Sagrado (2:257).


_____________________________
Referências:
1. Sadegh ANGHA, Hazrat Shah Maghsoud, Al-Rasa'el - Purification and Enlightenment of the Hearts, M.T.O. Shahmaghsoudi Publication®, Verdugo City, CA, USA, 1991.

Bitte aktualisieren Sie Ihren Flash Player!