Orientação Espiritual

"Um dia convocaremos todos os seres humanos, com os seus (respectivos) imãs. E aqueles a quem forem entregues os seus livros na destra, lê-los-ão e não serão defraudados no mínimo que seja."
Alcorão Sagrado, (17:71)

Com o Profeta Maomé (pbuh), a longa linha de Mensageiros terminou, em que Deus, que é omnisciente, o declarou o "Selo dos Profetas" (33:40). Depois Dele não haverá mais profetas.

No entanto, Deus não nos deixou sem orientação. Há um Guia Espiritual infalível, ou Imã em cada época, a quem Deus confia a orientação dos crentes. O Imamat descende da família do Profeta e o Imã possui o conhecimento esotérico da religião que primeiro passou a Hazrat Ali e depois aos seus descendentes. Os Imãs recebem a luz divina dada por Deus para lhes permitir guiar-nos da escuridão para a luz.

"Entre os adeptos do Livro há aqueles que crêem em Alá, no que vos foi revelado, assim como no que lhes foi revelado, humilhando-se perante Alá; não negociam os versículos de Alá a vil preço. Terão sua recompensa ante o seu Senhor, porque Alá é Destro em ajustar contas." Alcorão Sagrado (3:199)

A função principal do Guia Espiritual é permitir aos crentes ir para além da forma exterior aparente do Islão em busca da sua realidade. Um crente que se submete sinceramente à orientação do Imã apercebe-se de Deus através do conhecimento de si próprio.

O Profeta Maomé (pbuh) disse:

"Quem morre sem conhecer o Imã da sua época, morre como infiel."

De acordo com o Imã Ja’far Sadegh (pbuh), O Professor Espiritual do Imã é uma essência pura que foi introduzida por Deus através da sua Luz no coração do crente. Ele é a essência pura para além das fronteiras do tempo e do espaço. Ele está sempre presente e é a Luz do Caminho na jornada ao interior do crente.

O Senhor dos crentes, Hazrat Ali (pbuh) disse:

"A fé é manifestada no coração como um raio de luz e, à medida que a fé aumenta, a luz espalha-se."

O raio de luz é a Fonte da Vida no coração, é a realidade do homem e a fonte do conhecimento eterno.1


_____________________________
Referências:
1- Molana Shah Maghsoud Sadegh Angha, Al-Rasa'el - Al-Salat, (M.T.O. Shahmaghsoudi Publications®, Tehran, 1975) pp.38

Bitte aktualisieren Sie Ihren Flash Player!