Equilíbrio e Justiça

"Alá foi Quem, em verdade, revelou o Livro e o Equilíbrio."
Alcorão Sagrado (42:17)

"E elevou o firmamento e estabeleceu a Equilíbrio da justiça, Para que não defraudeis no peso. Pesai, pois, escrupulosamente e não diminuais o equilíbrio!"
Alcorão Sagrado (55:7-9)

O princípio de "Adl" é habitualmente descrito como a crença de que Alá é Imparcial. Ele recompensa ou pune qualquer pessoa de acordo com as suas obras. A palavra "Adl" foi originalmente criada para transmitir a ideia de "tornar duas coisas iguais". A ideia da distribuição por igual leva à "Imparcialidade" ou "Justiça". Como resultado, "Adl" apareceu para denotar a "Justiça", "Equidade", "como sendo de um padrão exacto, nem menos nem mais" e "para manter tudo no seu devido lugar".

No entanto, este grande princípio do Islão tem de ser valorizado a um nível mais profundo para manifestar o seu verdadeiro significado. Se considerarmos o universo, é fácil de ver como os planetas se encontram perfeitamente balanceados em redor do Sol, cada um na sua própria órbita e até de ver como a harmonia prevalece nas galáxias. Como parte do universo, também nós seguimos as leis da existência e empenhamo-nos em manter a harmonia. A harmonia e o equilíbrio asseguram a estabilidade e são o resultado da existência de um centro constante.1

"Enviamos os Nossos mensageiros com as evidências e enviamos, com eles, o Livro e o Equilíbrio, para que os humanos observem a justiça."
Alcorão Sagrado (57:25)

Hazrat Salaheddin Ali Nader Angha, Pir Oveyssi, ensina que cada ser humano é uma unidade verdadeira e abrangente da Existência e, por isso, a fonte da harmonia e equilíbrio encontra-se inerente dentro dele. A descoberta do "Eu" oferece-lhe uma medida constante (Mizan) para evitar extremos e alimentar os aspectos físicos bem como espirituais da vida. A Fonte da Vida dentro do coração é o ponto de equilíbrio que nos permite trazer o "Adl" – harmonia – à nossa vida na sua totalidade.

"O equilíbrio das absorções é o ponto de liberdade."2

A concentração de energias e potências dispersas no centro do coração fornece harmonia e equilíbrio. Assim, podemos aceder à nossa dimensão espiritual perdida e tornar a descobrir a nossa fonte de harmonia e equilíbrio."3


_____________________________
Referências:
1- Molana Salaheddin Ali Nader Angha, Theory "I" (Riverside, CA: M.T.O. Publications®, 2002) pp.103-105
2- Molana Salaheddin Ali Nader Angha, The Secret Word (Lanham, MD: University Press of America, 1989) p.20
3- Molana Salaheddin Ali Nader Angha, Theory "I" (Riverside, CA: M.T.O. Publications®, 2002) p.160

Bitte aktualisieren Sie Ihren Flash Player!