Outros Elementos Espirituais Necessários de Oração


Além do Zikr e Presença do Coração, os elementos espirituais do Salat incluem:

- Conhecimento (Tafaghoh), e Consciência (Tafahom)
- Veneração (Ta'zim)
- Temor e Medo (Heybat e Khauf)
- Esperança (Reja)
- Humildade (khoshu)


Tafaghoh (Conhecimento) e Tafahom (Consciência)

A pessoa que reza a Deus e O enaltece tem de ser totalmente cognoscível do significado interno da oração e recordação de Deus, e ao enunciar as palavras da oração, a sua intenção deve ser descobrir a subtileza do seu significado.

O Imã Reza (que a paz esteja com ele) disse: "A oração é a completa atenção, pois todas as atenção são-LHE devidas". Ele disse também: "A oração é a renúncia de tudo menos de Deus e atentar ao seu consentimento".

O significado do conhecimento, de acordo com as declarações do Profeta Maomé (que a paz esteja com ele) é: "O conhecimento é obtido através da erudição mas é uma luz que Deus faz brilhar no coração de quem ELE desejar".


Ta'zim (veneração)

Veneração em salat é o resultado do conhecimento, e representa a presença absoluta do servidor na glória e magnanimidade do seu Senhor, no Seu reconhecimento de omnipotência, na Sua grandeza e glória, envolvendo a sua própria existência.

O Santíssimo Alcorão diz: "Por isso crê em Deus e no Seu Mensageiro e na Luz que Nós revelámos." (64:8)


Heybat e Khauf (Temor e Medo)

Temor e medo são a confirmação do testemunho da grandeza de Deus.

O deus Omnipotente disse: "Aqueles que temem verdadeiramente a Deus, entre os Seus servos, são os que têm conhecimento." (Santíssimo Alcorão, 35:28)

Isto significa que é sábio quem é humilde na presença de Deus. Assim, a devoção do homem comum e ignorante é desprovido de conhecimento e consciência, e não tem qualquer essência espiritual ou valor, e as orações dos não crentes não têm validade porque não é cognoscível de Deus Omnipotente, ainda que possa clamar a sua crença no Islão.

É bem sabido que a palidez do temor foi vista nas faces da maioria dos sagrados Santos (que a paz esteja com eles) enquanto estes realizavam as suas abluções e se preparavam para orar. Quando lhes era perguntado acerca destes estados, eles responderam: "Quem for conhecedor Dele para quem é oferecida a oração, estará num estado de temor." Este é o estado perfeito de humildade já que é baseado em conhecimento e consciência. Isto é o auge da humildade, com certeza de conhecimento e consciência".

Estes são os que conheceram a grandiosidade de Deus, e temem perder o amor tido como certo e a liberdade.


Reja (Esperança)

Esperança é conhecimento e certeza na graça e na generosidade de Deus e na Sua concedência de piedade, protecção e beneficência, e acreditar nas dádivas e bênção de Deus.

Hazrat Ali-ibn (que a paz esteja com ele) disse: "A esperança é a proximidade do coração à graça do Criador e o seu júbilo é a promessa de união a Ele."


Khoshu (Humildade)

Zolnoun-al Mesri disse:" O Sufista torna-se mais humilde a cada dia, já que a cada hora se aproxima mais do Adorado." Quem estiver consciente e presente no seu coração é independente por fora, e os seus poderes mentais e sentidos não são perturbados por acções supérfluas durante a oração.


_____________________________
Referências:
- Sadegh ANGHA, Hazrat Shah Maghsoud, Al-Salat, the reality of Prayer in Islam, M.T.O. Shahmaghsoudi Publication®, Riverside, CA, USA, 1998, pp 5-8.

Bitte aktualisieren Sie Ihren Flash Player!