O que é um Muçulmano?

De: Sufismo, Uma Ponte Entre Religiões 1
Por: Molana Salaheddin Ali Nader Angha


As pessoas têm ideias nas suas mentes, geradas por várias interacções ambientais sobre o que "Muçulmano" significa. Ser um Muçulmano não é determinado por onde nasce uma pessoa, nem por onde vive uma pessoa. Não se é muçulmano apenas porque se nasceu no que a sociedade chama de país ou família Muçulmana, tal como um Cristão não o é por nascer num país ou família Cristã.

Nem seguir os rituais faz de alguém um verdadeiro Muçulmano. Por exemplo, há quem possa considerar-se Muçulmano por repetir um conjunto de movimentos formalizados e recitações de oração cinco vezes por dia. Mas gestos e palavras não são o suficiente para tornar alguém Muçulmano. Tal como Molana Shah Maghsoud Sadegh Angha diz das orações:

Cada uma das acções e exigências da oração, juntamente com a sua forma aparente, têm uma realidade interior e espiritual que abrange a ascensão do indivíduo ao estado mais elevado de existência, atingindo o Empírico do Deus Omnipotente e proximidade ao Senhor Exaltado... A verdadeira oração significa testemunhar a luz gloriosa de Deus e verdadeira devoção ao exaltado Deus no espelho do coração puro, atencioso e iluminado; a mente esclarecida e o ego puro e seguro. Para que as palavras e o corpo sejam guiados sem impedimentos; e a alma possa viajar num eterno reino de claridade e atingir a realidade do significado da servidão à Divindade do Senhor Exaltado. 2

Este é um estado alcançado pela maioria dos que se denominam de Muçulmanos?

Um verdadeiro Muçulmano é aquele que está totalmente submetido a Deus. Então podemos comparar tipos de Muçulmanos? As diferenças nos rituais ou crenças determinam a devoção de alguém e a harmonia com o Divino?

Os verdadeiros Muçulmanos são os Profetas. O Maometano é aquele que atingiu o derradeiro fim do conhecimento. O único que é capaz de dizer que tu ou eu somos Muçulmanos, creio eu, tem de ser Deus! Ser um verdadeiro Muçulmano é uma honra, é preciso passar por várias fases de conhecimento.


_____________________________
Referências:
1. Nader ANGHA, Hazrat Salaheddin Ali, Sufism, A Bridge Between Religions, M.T.O. Shahmaghsoudi Publication®, Riverside, CA, USA, 2002, pp. 47-50.
2. Sadegh ANGHA, Hazrat Shah Maghsoud, Al-Rasa'el, University Press of America, Lanham, 1986, pp. 17 & 62.

Bitte aktualisieren Sie Ihren Flash Player!